Prefeitura de São Caetano recebe apoio do Tiro de Guerra para ações de combate à dengue

A secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Regina Maura Zetone, e o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Fabio Bertola, estiveram nesta sexta-feira (22/3) no Tiro de Guerra (TG 02-069) para capacitar os voluntários que se juntam nos próximos 30 dias aos agentes da administração nas ações de combate à dengue.

Os agentes de combate a endemias do CCZ , Agentes Comunitários de Saúde e Defesa Civil, acompanhados dos voluntários do Tiro de Guerra, todos devidamente identificados, solicitarão aos moradores permissão para inspecionar áreas externas da casa, à procura de focos do mosquito, e darão orientações sobre as medidas de prevenção à dengue. A participação dos jovens do Tiro de Guerra trará mais segurança e tranquilidade aos moradores, que, muitas vezes, ficam temerosos em abrir suas casas à inspeção dos agentes. “Vocês chegam para somar e dar mais credibilidade ao trabalho que nossa equipe está fazendo nas ruas”, destacou Regina Maura.

A atividade volta a percorrer todos os bairros da cidade e terá início pelo Prosperidade, onde a equipe que participa da Ação Integrada de Combate à Dengue iniciou as ações em fevereiro. No dia 6 de abril, haverá um mutirão envolvendo todo o grupo, com objetivo de alcançar o maior número possível de residências, pois muitas casas são encontradas fechadas entre segunda e sexta, dificultando o trabalho dos agentes. “A população tem que ser protagonista junto com o poder público no combate aos criadouros do mosquito”, afirmou Bertola.

TELE DENGUE
A Prefeitura criou no dia 29 de fevereiro o Tele Dengue (4233-8136), canal de WhatsApp para orientação, denúncias e atendimento via telemedicina a moradores com sintomas da doença.
Ao enviar mensagem para o Tele Dengue, o morador terá cinco opções de atendimento: sinais e sintomas da doença; questionário para os moradores que apresentarem sinais e sintomas; denúncia de possíveis focos; orientações quanto aos cuidados a serem adotados para evitar a formação de criadouros do mosquito e o endereço das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para o acolhimento dos pacientes.
O preenchimento do questionário pelo morador com sintoma pode ser feito 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana. Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor no corpo, manchas vermelhas, vômito e cansaço.

Gisele Lopes (MTb 29.334)
22/03/2024

Foto: Letícia Teixeira /PMSCS
Subsecom – Prefeitura de São Caetano do Sul
Telefones: 4233-7480 / 4233-7438
E-mail: imprensa@saocaetanodosul.sp.gov.br
Mais notícias: www.saocaetanodosul.sp.gov.br
www.facebook.com/prefeitura.saocaetano
www.instagram.com/prefeitura_saocaetanodosul
www.youtube.com/c/prefeituradesaocaetanodosul

Rolar para cima