No dia 3 de abril de 1949 tomaram posse os 21 primeiros vereadores de São Caetano do Sul, cidade que acabara de ser estabelecida após um grande movimento pela autonomia. Lá se vão 75 anos de história, escrita com muito trabalho.
Em ¾ de século, as 18 legislaturas abrigaram 475 mandatos, assumidos por 236 vereadores, sendo 16 mulheres, que produziram um conjunto de milhares de normas que regem nossa sociedade, com direitos e deveres dos cidadãos, disciplina e ordenamento jurídico. Trinta e três presidentes estiveram à frente dessa instituição, pilar da democracia municipal. Um Poder Legislativo independente, mas com o devido respeito institucional e harmônico entre os demais poderes constituídos.
A atuação parlamentar durante esse período foi além da fiscalização do Executivo, da formulação de leis e da aprovação de projetos. O compromisso com a justiça e a igualdade permeou o ideal de todos que por esta Casa passaram. Ideias viraram ações. E essas iniciativas solidificaram princípios fundamentais de uma sociedade livre e solidária, com redução das desigualdades e promoção do bem-estar geral.
Com garantia da liberdade de expressão, os debates de opiniões divergentes – muitas vezes efusivos – geraram o antagonismo necessário para corrigir rotas e nortear decisões mais acertadas. Com seriedade e responsabilidade, as convergências foram alcançadas para assegurar a evolução e o desenvolvimento da cidade.
Também passa pela infindável labuta de vereadores e vereadoras, de ontem e de hoje, as conquistas do município. Temos o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas); o Prêmio Destaque em Alfabetização, concedido pelo Governo de São Paulo; somos a cidade mais sustentável do País, no Ranking de Competitividade dos Municípios, do CLP (Centro de Liderança Pública); líder no Ranking de Longevidade, do Instituto de Longevidade; além de muitas outras distinções comemoradas pela população, que tem cada vez mais orgulho de morar nesse território de 15 km², joia rara do Grande ABC, de São Paulo e do Brasil. Pequeno gigante, do trabalho e do progresso.
No momento em que exaltamos e refletimos as conquistas nesses 75 anos de trajetória da Câmara Municipal, reafirmo o compromisso do Legislativo com a cidade, de reverenciar o passado, realizar no presente e prover o futuro, para São Caetano do Sul seguir seu crescimento sustentável – e inabalável.
Professor Pio Mielo, presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul