A Prefeitura de São Caetano do Sul celebra nesta quarta-feira (22/5), um ano de atendimentos na Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal) e no Hospital Veterinário Universitário Municipal São Lázaro. Embora o Hospital tenha sido inaugurado no dia 18 de março, os atendimentos só tiveram início com a inauguração da Ubasa , que é a porta de entrada do serviço.
“Os investimentos em saúde e bem-estar animal têm sido um grande marco para nosso município. Em pouco menos de dois anos criamos o Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal e a Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal. Inauguramos um Hospital Veterinário e Unidade Básica, uma alternativa de atendimento qualificado e gratuito aos pets do município”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior.
Os dois equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Na Ubasa são realizados atendimentos de baixa complexidade, como consultas, medicações, fluidoterapia (aplicação de soro) e curativos, e a unidade é responsável pela gestão de demandas que seguem para o Hospital Veterinário.
No primeiro ano de atendimentos foram realizadas 15.479 consultas, 15.153 exames e 23.688 procedimentos clínicos e cirúrgicos. “Ficamos muito felizes em saber o quanto impactamos a saúde e qualidade de vida de milhares de pets atendidos neste primeiro ano de funcionamento. Seguimos em constante ampliação dos serviços, para que possamos cada dia mais amparar e confortar nossos pets e seus tutores”, afirmou a subsecretária de Saúde e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa.
O Hospital Veterinário é investimento da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), com emenda parlamentar do deputado estadual Thiago Auricchio. “O espaço possibilita atenção aos pets de São Caetano. Foi, de fato, passo fundamental para coroar as políticas de atenção animal na cidade. Os expressivos números corroboram o acesso amplificado e a qualidade dos serviços que prestamos. Estamos felizes em ajudar milhares de famílias no atendimento de seus pets”, completou o reitor da universidade, Leandro Prearo.
O município oferece também 120 castrações por mês, emite documentos de RG Animal (mais de 25 mil pets têm o documento) e uma tag de QR Code para localização de animais perdidos.
Para ser atendido na Ubasa ou Hospital Veterinário, é necessário realizar agendamento pelo telefone (11) 4223-5455. Os casos de urgência e emergência são atendidos diretamente no hospital.
AVANÇOS
Outro grande avanço na rede de proteção animal foi a inauguração, em março deste ano, da Farmácia Veterinária Municipal e da Escola de Saúde e Bem-Estar Animal, com oferta de mil vagas por ano em cursos de capacitação. A primeira turma do curso de Banho e Tosa já está em andamento e, no dia 18 de junho, novas inscrições serão abertas.
A Farmácia Veterinária Municipal oferece ao tutor assistência básica para continuidade do tratamento prescrito pelo médico veterinário da Ubasa ou do Hospital Veterinário Universitário Municipal. Para ter acesso às medicações é necessário que o tutor esteja inscrito nos programas sociais do município. A cesta de medicamentos inclui as medicações básicas como antibióticos, analgésicos, anti-histamínicos, antitérmicos, antiinflamatórios, corticoides, oftalmológicos, otológicos, pomadas e protetor gástrico.
Gisele Lopes (MTb – 29.334)
22/5/2024
Fotos: Letícia Teixeira/PMSCS
Subsecom – Prefeitura de São Caetano do Sul
Telefones: 4233-7480 / 4233-7438
E-mail: imprensa@saocaetanodosul.sp.gov.br
Mais notícias: www.saocaetanodosul.sp.gov.br
www.facebook.com/prefeitura.saocaetano
www.instagram.com/prefeitura_saocaetanodosul
www.youtube.com/c/prefeituradesaocaetanodosul