Os estudantes do Colégio Universitário Sofia Sofia Endo Capichim, de 16 anos, cursando o 2º ano do ensino médio, e Matheus Sanchez Turno, de 17 anos, cursando o 3º ano, estão participando da Olimpíada Nacional de Filosofia, que está em sua 1ª edição no Brasil, sendo organizada por universidades federais, sob coordenação da Universidade de Santa Maria (RS).
“Fico contente por a USCS estar sendo representada nessa olimpíada nacional que, hoje, acontece também em outras áreas além da matemática, da qual participei quando estudante. Os alunos Matheus e Sofia já têm a grande conquista de estarem participando e terem chegado a esta fase e torço para que conquistem ainda mais”, comemora o reitor, Leandro Prearo.
Após processo seletivo interno, os estudantes classificados participaram da etapa regional em 28 de junho, na Unicamp, em Campinas, competindo com alunos da região sudeste. Para a etapa nacional, foram classificados 20 estudantes, dentre eles, os dois estudantes. Sofia, em 7º lugar, ganhou medalha de bronze e irá participar da etapa nacional em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Matheus, classificado em 16º lugar, participará também da etapa nacional, em São Paulo. Os estudantes seguem concorrendo a vagas para a Olimpíada Internacional de Filosofia, que ocorrerá em Bari. na Itália, em 2025. “Participar da Olimpíada Nacional de Filosofia esse ano já me abriu muitas portas que eu nunca imaginaria. Estou muito grata e orgulhosa de mim mesma”, afirma Sofia.
O professor da disciplina de filosofia do Colégio USCS, Rafael Ferreira de Melo Brito da Silva, comenta o destaque que a área recebe com a realização da olimpíada “A Olimpíada Nacional de Filosofia tem sido um instrumento importante para o debate sobre a importância dessa disciplina na educação básica. E é muito bom que o Colégio USCS esteja participando desse movimento”.
“Eu gostei muito de poder participar. A experiência está sendo muito simbólica para mim, não só por ter passado, mas também por fazer parte da etapa regional, que já é um grande marco”, comenta o estudante Matheus. Além da participação na olimpíada, os alunos já participam do programa de iniciação científica na USCS.
Clique aqui para saber mais e acessar a classificação por região.