Após receber alta médica no dia 11, Raquel Brito, eliminada de A Fazenda 16 por conta de uma miocardite, resolveu passear com a mãe em um shopping em São Paulo. No entanto, o momento de lazer de mãe e filha não terminou bem. A influenciadora digital passou mal no centro de compras e precisou ser atendida no ambulatório do local.
De acordo com relato da irmã de Davi Brito, campeão do BBB 24, os sintomas foram os mesmos apresentados de quando ela teve que abandonar a disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão: sensação de desmaio e cansaço.
Em entrevista à revista Contigo!, Dr. Arthur Felipe Giambona Rente, especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e diretor clínico do Complexo Hospitalar de São Caetano, explicou o motivo que levou Raquel a passar mal novamente. O cardiologista ressalta a importância de o paciente tomar cuidados e seguir de forma completa todas as recomendações durante o período de recuperação. O tempo pode durar entre três e seis meses.
“A miocardite pode causar inflamação no músculo cardíaco, o que pode levar a sintomas como dores no coração, arritmias e outros problemas. Mesmo após a alta, é possível que ela ainda esteja em um estágio de recuperação e atividades físicas ou estresse emocional, como ir ao shopping, possam ter exacerbado sua condição. Lembrando que, cada evolução pode cursar com sinais e sintomas diferentes, além de depender da quantidade músculo cardíaco acometido variar em cada situação”, diz.
“A recuperação no coração depende da ação causada pelo agente agressor, de acordo com a diretriz de miocardites da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Os atletas podem retornar aos treinos e competições, e os não atletas, às suas atividades físicas habituais, após 3 a 6 meses da miocardite, apenas se todos os critérios a seguir forem preenchidos: função sistólica de VE na faixa de normalidade, biomarcadores de lesão miocárdica normais, ausência de arritmias no Holter de 24h e no teste ergométrico”, ressalta.
O médico explica que Raquel contou com a sorte nas duas vezes em que apresentou a miocardite. Em ambas as situações ela contou com socorro adequado e rápido, o contrário poderia causar sérias consequências.
“Sim, a urgência no socorro é obrigatória. Se um paciente com miocardite apresenta sintomas graves, como dor intensa no peito, falta de ar ou perda de consciência, deve-se procurar atendimento médico imediatamente. Isso é crucial para prevenir complicações graves”, conclui.