Workshop de Iniciação Científica da USCS reúne mais de 900 participantes no Campus Barcelona

No último sábado, (26), a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) realizou o Workshop de Iniciação Científica. O evento, que aconteceu no campus Barcelona, contou com a participação de alunos envolvidos em projetos de iniciação científica iniciados em setembro de 2024, com término para agosto de 2025. Com os trabalhos já em andamento, o principal objetivo do workshop foi proporcionar um espaço para que os estudantes apresentassem os resultados parciais de suas pesquisas, recebessem feedback de professores avaliadores e, a partir disso, pudessem aprimorar seus projetos até a conclusão final. O evento teve ampla adesão da comunidade acadêmica e de convidados externos, reunindo mais de 900 participantes ao longo do dia.

“O evento foi excelente, as apresentações foram de altíssimo nível, e pudemos perceber a dedicação tanto dos alunos quanto dos professores, que estão sempre empenhados”, afirma o Coordenador do Programa de Iniciação Científica da USCS, prof. Milton Carlos Farina.

Ao todo, foram apresentados 150 trabalhos científicos, distribuídos em 23 salas temáticas, com temas das mais diversas áreas do conhecimento. O evento contou com a presença de mais de 600 estudantes, entre alunos dos cursos de graduação e do Colégio Universitário da USCS, participantes online (alunos, professores e visitantes do campus Itapetininga), além de pais, amigos e familiares dos estudantes.

Sob orientação do professor Milton Farina, a estudante Layse Cardoso, do 5º semestre de Odontologia da USCS, participa da Iniciação Científica com o projeto “A implementação da inteligência artificial em ambientes hospitalares”. A pesquisa envolve a seleção e análise de artigos científicos, o entendimento de como os dados são inseridos nos sistemas, além da interpretação de mapas, gráficos e desenhos gerados pelos softwares. A próxima etapa do projeto prevê a realização de entrevistas com especialistas da área para aprofundar a análise. Entre os pontos que Layse pretende investigar estão: há quanto tempo o profissional atua com IA, qual o cargo que ocupa, se o custo de implementação é elevado, se houve falhas no uso da tecnologia e quais as classes profissionais mais impactadas. “Com o estudo, queremos entender como os profissionais vão lidar com a presença da IA e se haverá impacto no emprego de determinadas categorias”, explica a estudante.

Ainda no curso de Odontologia, a estudante Fernanda Prado, do 6º semestre, participa pela segunda vez do programa. Seu projeto atual é “A aplicação da inteligência artificial na área odontológica”. Na primeira etapa da pesquisa, Fernanda analisou mais de 400 artigos científicos, utilizando praticamente todos para mapear os termos mais recorrentes e observar como os estudos vêm abordando o uso da IA, especialmente por meio de imagens e classificações de palavras-chave. A próxima fase do trabalho consiste em entrevistar duas empresas e dois especialistas em inteligência artificial aplicada à odontologia. O foco será discutir questões éticas, como o risco de vazamento de dados, além de explorar o uso da IA em alinhadores dentários, tecnologia que permite visualizar o resultado estético antes do início do tratamento. A estudante acredita que a IA tem grande potencial para contribuir na redução de erros, alívio de dores, consulta de informações confiáveis e no direcionamento mais preciso do diagnóstico dos pacientes.

O Programa de Iniciação Científica da USCS é voltado a estudantes de graduação e ensino médio da Universidade para que realizem pesquisas em qualquer área, buscando contribuir com a construção de conhecimento científico. Os objetivos são desenvolver pesquisas, acompanhadas de professores-orientadores, voltadas para a compreensão de fenômenos sociais, naturais ou tecnológicos, visando determinados fins ou objetivos práticos. Mais informações podem ser obtidas em: https://uscs.edu.br/iniciacao-cientifica/

Juliana Cortez, com supervisão de Ana Paula Lazari (MTb 46.964)
Fotos: Juliana Cortez
29/4/25

Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Assessoria de Imprensa

Rolar para cima