Loja Solidária registra recorde de vendas e de público em campanha para o Dia das Mães

A Loja Solidária com produtos da Casa do Artesão, que esteve no ParkShopping São Caetano entre os dias 28 de abril e 10 de maio, registrou recorde de vendas e de público nas duas semanas que antecederam o Dia das Mães. Das cerca de 1.000 peças artesanais disponíveis, com estoque renovado diariamente, foram vendidas 876.

O valor total das vendas, em duas semanas, atingiu patamar equivalente ao que é comercializado em 5 meses na loja sede, situada à rua Pará, 88, no Centro, em São Caetano. “Desse balanço, o mais importante foi o alcance: o número de pessoas que passou a conhecer a Casa do Artesão. Deixamos a nossa contribuição para a circulação da economia criativa na cidade”, declarou Ana Paula Rocha, coordenadora do equipamento, que é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Número superior a 4 mil pessoas visitaram a Loja, que comercializou produtos exclusivos feitos por artesãos da cidade, membros da Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes” e da Feira de Artesanato & Gastronomia de São Caetano do Sul. Mais da metade dos profissionais tiveram peças vendidas (dos 210 participantes, 113 registraram saída de seus artigos). Todos os produtos foram etiquetados com o nome e o contato de quem os confeccionou, proporcionando possibilidades para futuros negócios aos artesãos.

De iniciativa da Associação de Trabalhadores e Autônomos em Atividades Artesanais, Artes Manuais, Similares e Conexas de São Caetano do Sul, a Manuartes, que é responsável pela gestão financeira da Casa do Artesão, o espaço contou com o apoio institucional da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e do Fundo Social de Solidariedade. Parte das arrecadações será destinada à Manuartes/Casa do Artesão e ao Fundo Social de Solidariedade, incentivando o artesanato local e fortalecendo projetos sociais.

Casa do Artesão

A Casa do Artesão Reinaldo Joaquim Gomes dispõe de aproximadamente 6 mil itens à venda, produzidos em diversos materiais, como madeira, porcelana, decoupage, telas, malhas em tricô e crochê.

O equipamento fica na Rua Pará, 88, no Centro de São Caetano, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h15 e, aos sábados, das 9h às 13h. Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, é referência no fomento à produção local das artes feitas à mão.

São mais de 400 profissionais cadastrados, que contam com um espaço de 143 metros quadrados para apresentar e comercializar suas criações. Cada membro arca com um custo mensal de 10 reais mais 12% sobre o valor das vendas, que é destinado às despesas para a manutenção da loja.

Feira de Artesanato & Gastronomia

A Feira de Artesanato & Gastronomia de São Caetano do Sul, administrada pela Secult, tem o propósito de incentivar a atividade artesanal e gastronômica no município. Conta atualmente com 37 barracas que comercializam artesanato e 13 barracas de gastronomia, no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, bairro São José), aos domingos, das 9h às 17h.

Eliane Parmezani MTb 48.006 / Secult PMSCS
Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul

Rolar para cima