Antes de dominar a leitura, alunos de escola de São Caetano produzem podcast que os aproxima do universo literário

Criado em 2022 pela equipe da EMEI Inês dos Ramos, no Bairro Nova Gerty, em São Caetano do Sul, para estimular o contato com os livros em crianças que ainda não atingiram a etapa pedagógica da leitura, o podcast ‘Histórias INÊSquecíveis’ ganhou uma vertente para estimular os 84 alunos da unidade no mundo da leitura: roda de conversa.

Toda semana os estudantes se reúnem para discutir um assunto de interesse, seja do cotidiano, do que eles aprendem nas escolas ou de algum livro. A professora, então, estimula uma conversação entre os pequenos, para que cada um possa trazer suas visões e emoções a respeito do tema.

“O podcast ‘Histórias INÊSquecíveis’ surgiu como desdobramento de outro projeto aqui da escola, o Biblioteca Circulante, no qual os alunos levavam um livro para casa aos fins de semana e interagiam com os pais sobre aquela história. Como a gente sempre trabalha muito o interesse das crianças, temos percebido que o podcast hoje está mais independente, com a própria cara. Essa novidade da quarta temporada (a roda de conversa) mostra isso”, disse Bianca Mattos Teixeira, coordenadora pedagógica da EMEI Inês dos Ramos.

Dois assuntos atraíram o interesse dos alunos do G4 B: o livro Bruxa, Bruxa: Venha à Minha Festa, do escritor norte-americano Arden Druce, e os bichos encontrados no parquinho da escola. “São a febre do momento”, atestou a professora Gessika Taiany Feitosa dos Santos. “A gente fala dos livros, mas também de projetos que a escola tem. Eles viram bichinhos no parquinho e ficaram doidos com a borboleta. Então, falamos sobre a borboleta no podcast. Eles adoraram.”

Cada episódio é gravado em um celular de uma das professoras. Depois de uma breve edição, feita de forma caseira e intimista, o conteúdo é publicado no perfil da escola no Spotify – é possível ir no campo de busca e digitar ‘Histórias INÊSquecíveis’ ou clicar no link https://open.spotify.com/show/19N4Knjh6bywpaNPGmJdD9. Já são mais de 80 episódios com os mais variados assuntos.

“Na educação infantil, o nosso objetivo não é sair com crianças alfabetizadas, mas fazer com que elas tenham contato com ambiente letrado, que saibam a função da escrita. Aqui temos crianças que não leem ainda. Nosso olhar, então, está na capacidade de proporcionar espaços e experiências para que a leitura seja inserida no cotidiano delas e que os pais vejam que as crianças podem contar histórias antes mesmo de aprender a ler”, comentou Bianca.

Raphael Rocha (MTb 62.086)
15/5/25
Fotos: Divulgação
Subsecom – Prefeitura de São Caetano do Sul

Rolar para cima