Grupo + Que Alegria, de alunos da USCS, realiza ação em instituição para idosos

No último sábado (13), o grupo + Que Alegria, composto por alunos do curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), campus São Caetano, promoveu atividades recreativas no Lar Nossa Senhora das Mercedes, em São Caetano do Sul.

A intervenção fez parte das ações de humanização e extensão universitária realizadas pelos voluntários do projeto. A atividade consiste em visitas regulares de palhaçaria institucional voltadas ao público idoso, utilizando técnicas de improviso, música e escuta afetiva para promover o bem-estar dos idosos. A atividade consolida o aprendizado prático sobre humanização em saúde, permitindo ao acadêmico uma visão ampliada sobre o cuidado integral e a importância de intervenções psicossociais no ambiente de longa permanência.

O grupo + Que Alegria é composto por estudantes do curso de Medicina, palhaços formados e em atuação. O grupo promove ações em diversos locais do Grande ABC e São Paulo. Atualmente, realizam estágio fixo no Lar Nossa Senhora das Mercedes, em São Caetano do Sul. Nos anos anteriores, o grupo realizou ações como: Páscoa na ONG Mamãe Clory, em São Bernardo do Campo, com a realização de brincadeiras e distribuição e doces a aproximadamente 200 crianças; evento em parceria como projeto Abarcar na aldeia Krukutu, também em São Bernardo, realizando atendimentos e brincadeiras com as crianças e a ação de Dia das Crianças com Médicos nas ruas, que promoveu atividades com brinquedos infláveis e palhaços.

No curso de Medicina do campus São Paulo, os alunos realizam as intervenções por meio do grupo Bela Alegria. Já no campus Itapetininga, as atividades são promovidas pelo grupo Itapalhaços.

Ana Paula Lazari (MTb 46.964)
18/6/26
Foto: Cauê Vinícius

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Rolar para cima