Da jovem advocacia para o jovem advogado. Sob este lema, a OAB de São Caetano do Sul realizou no último dia 12 de maio a 1ª. CONFERÊNCIA REGIONAL DA JOVEM ADVOCACIA DO ABCDMRR.
O evento, coordenado pela Presidente da Comissão do Jovem Advogado, Dra. Caroline Villella e com o apoio de toda a Diretoria da 40ª. Subseção da Ordem dos Advogados de São Paulo e, mais especificamente com o apoio do Vice-Presidente, o Dr. João Paulo Borges Chagas, e das demais subseções da Ordem dos Advogados da região além do apoio de parceiros que viabilizaram o sorteio de brindes e ajudaram a proporcionar um dia de expandir os conhecimentos, sinergia e muita alegria.
Com a presença de ilustres profissionais da área jurídica o evento foi marcado pela palestra da Dra. Viviane Lima sobre “Coach Profissional e Pessoal”; a Profa. Dra. Paula Cristina Araújo que abordou o tema “Da Entrevista com o Cliente à Petição Inicial no Direito de Família”, o Dr. Sérgio Macário abordou pontos sobre “Audiência Trabalhista para Iniciantes” e, por fim, o Dr. Roberto Tardelli abordou o tema sobre “Tribunal do Júri”.
A Dra. Caroline Villella declarou com exclusividade à Folha de São Caetano: “A OAB de São Caetano do Sul através da Comissão da Jovem Advocacia tentou inovar reunindo todas as sete cidades da Região do ABCDMRR para realizar a 1ª. Conferência Regional da Jovem Advocacia que já aconteceu em alguns grandes centros do Estado como Campinas, São José dos Campos, dentre outros; quisemos trazer este evento para a nossa região, mas de uma forma à promover a advocacia com questões práticas do dia-a-dia pra quem está iniciando a carreira e começando a advogar haja visto que apesar de uma bagagem teórica bastante forte, existem algumas deficiências nas questões práticas muito difíceis de serem abordados em sala de aula.”
Além destes pontos, com o apoio do Centro Acadêmico de Direito “Pontes de Miranda” da USCS e com o apoio da Faculdade Tijucussu, a OAB de São Caetano do Sul abriu as portas recebendo além dos jovens advogados, estudantes da graduação destas instituições para que tenham um primeiro contato com a instituição e comecem à participar da OAB.
O evento surgiu por uma necessidade apontada pelos jovens advogados de São Caetano do Sul que pediam eventos mais práticos com um aprendizado menos teórico e que pudesse viabilizar a atividade do advogado.
Com base nisso o Vice-Presidente da OAB de São Caetano, Dr. João Paulo Borges Chagas declarou para este jornal: “Foi um evento marcante e histórico para a OAB de São Caetano do Sul; investir nos alunos e nos jovens advogados é manter a advocacia sempre forte e representativa. Com certeza foi o primeiro evento que será repetido por muitos anos.”
O evento considerado um sucesso marca uma gestão que preza pela inclusão, presa pela diversidade, pelo respeito, pela ética e pela disseminação do conhecimento em sua plenitude.