Os ‘esquenta currículo’ da nossa Sanca

Liraaaa…. Estou com os pacová cheio dessa pandemia. O corona podia ter deixado o Brasil passar batido. Cacilda, nós já temos o Bolsonaro!!!! Quem precisa de mais uma peste pra azucrinar a gente? Minha Santa Maria da Bicicletinha, me dá equilíbrio…..
Liraaaa…. Pra começar eu não consigo entrar em acordo com minha máscara. Quando ela não desce pro queixo, o elástico quase me mata de apertar!….
Liraaaa…. O Adenaílson, filho da minha amiga Xavaskaya (tenho amiga russa naturalizada na Vila São José, meu lindinho), tadinho, saiu ruivo, mas com umas zoreia de abano. Quase que foi parar no hospital com as zoreia decepada pelo elástico. Pior que o a Xava deu de beber álcool gel e não conseguiu dirigir. Até eu tô pensando em experimentar, com Clonazepam, Dormonid e Lorax. Quem sabe durmo uns 14 dias….
Liraaaa…. Eu estava pensando. Aliás pensei tanto que minha peruca virou fumaça… Quantos foram sem nunca ter sido? Aqui em Sanca há muitos Decatelianos – mandaram sem ter poder, eleitos sem nunca ter sido, nomeados sem nunca ter assinado nada e muitos empregados sem nunca ter entrado nos departamentos… E o currículo é extenso…. Parece até ficha de detento e nas contas se formou na faculdade com 14… Pode isso produção?….
Liraaaa…. Ah! Que saudade do beabá da minha época, quando aprender e nos instruir e realmente estudar pra ter uma profissão era realmente concreto. Hoje a Educação sofreu uma grande mudança. Nossas crianças aprendem a ler e a escrever, na maioria das vezes, o nome, afinal precisamos de assinatura pra tudo. Agora, com a pandemia, entramos na era da Educação Virtual, que ninguém sabe como funciona, nem onde vai dar … Mas fica tão bonito escrito no projeto, que a imprensa coloca em letras garrafais no meio da página… E se os pais forem analfabetos a criança pode não aprender, mas vai enxergar as letras melhor… Que orgulho…
Liraaaa…. Mudando de Educação pra interrogação, minha cabeça ferve tanto que minha peruca chega a chamuscar de novo. Que mal me pergunte…. Advogado aos 19, juiz aos 22 e vereador aos 25, se formou quando? Assim caminham os Decatelianos, aliás aqui em Sanca tem muito diploma pra pouco estudo. A Sé, onde se vende diploma a rodo, precinho justo e camarada, anda trabalhando a todo vapor! E ainda dizem que estudo no país não funciona, sim funciona e mantém cargos… E quando alguém espirrar não esqueça de dizer “saúde”, do contrário é falta de Educação!….
Liraaaa…. Falando em Saúde, a minha está bem, obrigada, graças a Zezé, o prefa que mesmo com tanto mimimi e gatos pingados torcendo contra, mostra o que é trabalho. E o que pra muitos era piada até anos atrás hoje é exemplo no país e fora dele. Apontaram, criticaram e acabaram escorregando como quiabo e maxixe no óleo de oliva….
Liraaaa…. Aliás, cheguei a uma conclusão: nessa Administração, não é que não funciona, o problema são algumas pessoas que estão nela, mas trabalham contra, no intuito que a vaca vá pro brejo… A má vontade insiste, mas felizmente há uma grande parcela que acelera pra que as coisas caminhem bem….
Liraaaa…. Fazendo uma analogia dessa nossa cidade provinciana, animalesca e circense, não exatamente na mesma ordem, mas de Braido a Dall’Anese tudo virou maionese, de Braido a Tortorello sobrou fumo até pro grelo, e por aí vai. Quer saber mais? Aguardem o stand up escrito a quatro mãos escrachadas. Vem aí pra por um riso na cara e espantar a pandemia. Afinal, depois de tanta tragédia, é sempre bom uma comédia… No mais vai indo que eu tô presa em quarentena, passa amanhã se encontrarem a vacina pro corona, aproveita traz uma marmita que eu tô morta de fome e de veneno.