Em 1º de janeiro, boa parte da população de São Caetano mesclava os sentimentos de surpresa pela impossibilidade jurídica de o eleito José Auricchio Júnior assumir o cargo e de dúvida sobre Tite Campanella, presidente da Câmara que assumia a Prefeitura naquele dia. Como ele comandaria a cidade? Hoje, quase 1 ano depois, a Folha revela em um levantamento popular que T i t e não é mais um ponto de interrogação, mas a certeza de que a população está sendo conduzida por um gestor competente, próximo das pessoas e um hábil pacificador.
O levantamento é uma enquete, e não tem rigor científico. Foram ouvidas 40 pessoas, de diversos bairros da cidade, a quem foi feita uma pergunta: o que você acha do prefeito Tite Campanella e de seu governo? As respostas podem ser conferidas nestas páginas especiais. Há críticas, evidentemente, mas a maioria absoluta dos entrevistados hoje se sente segura com o modo de Tite comandar São Caetano, em vários aspectos. A condução do combate à pandemia, da vacinação e os esforços para que a retomada econômica acontecesse o mais rápido possível foram citados por diversos moradores. “A cidade lutou contra o vírus, mas não parou” foi uma das frases usadas na enquete. São muitos os outros pontos de destaque da gestão Tite elencados. Um dos mais recentes, a Carreta do Homem, que está percorrendo os bairros com exames, em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, foi um deles. “Um golaço do prefeito”, citou um entrevistado.
A zeladoria da cidade, cada vez mais bonita; as obras que reforçaram o perfil de marco turístico da Avenida Kennedy; a parceria com a USCS para a instalação dos hospitais universitário no Hospital São Caetano e o hospital veterinário, o primeiro gratuito da região; a construção e manutenção das escolas e os benefícios para os alunos; as políticas sociais, entre outros tantos outros também foram lembrados.
Chamou atenção a avaliação dos entrevistados sobre o perfil de Tite. “A gente encontra com ele, que é sempre muito simpático e ouve atentamente, com um sorriso no rosto, mesmo quando você quer reclamar de algo pontual. Ele é próximo do povo, e isso é fundamental”, citou uma das pessoas ouvidas pela Folha. O sentimento geral também é de que um dos maiores desafios de Tite está sendo tocado com maestria. Tite assumiu como interino e manteve a cidade nos trilhos, com grandes avanços. O plano de governo vem sendo cumprido, mesmo com a tragédia pandêmica, e ele, em mais de um momento, se mostrou um pacificador. Em situações como a que vive São Caetano, não são raros episódios de racha e brigas políticas; o prefeito, ao contrário, é um aglutinador, e manteve a cidade pacífica. No final das contas, Tite Campanella está voando em céu perfil de Tite. “A gente encontra com ele, que é sempre muito simpático e ouve atentamente, com um sorriso no rosto, mesmo quando você quer reclamar de algo pontual. Ele é próximo do povo, e isso é fundamental”, citou uma das pessoas ouvidas pela Folha. O sentimento geral também é de que um dos maiores desafios de Tite está sendo tocado com maestria. Tite assumiu como interino e manteve a cidade nos trilhos, com grandes avanços. O plano de governo vem sendo cumprido, mesmo com a tragédia pandêmica, e ele, em mais de um momento, se mostrou um pacificador. Em situações como a que vive São Caetano, não são raros episódios de racha e brigas políticas; o prefeito, ao contrário, é um aglutinador, e manteve a cidade pacífica. No final das contas, Tite Campanella está voando em céu de brigadeiro.