Carlos Alberto Coelho, médico ortopedista, aposentado compulsoriamente aos 75 anos, como determina a Lei, escreve mais um capítulo em sua trajetória profissional. Há quatro décadas e meia iniciou suas atividades como plantonista aos domingos no pronto- socorro em 1977, depois começou a dar expediente nas quartas- feiras até tornar-se líder da equipe médica.
Nesta época, Dr. Carlos conheceu o saudoso Luiz Olinto Tortorello, que havia assumido a Vara da Infância, na comarca de Santo André, como juiz titular, mas que aos domingos buscava por atendimento especializado para si (tinha um problema no ombro), para a esposa, Dona Avelina, e para os filhos Marco e Angélica, esportistas natos. Entre consultas e bate-papos um elo de amizade teve início.
“Conversávamos sobre condutas éticas e morais e sobre os costumes da época”, lembra Dr. Carlos Coelho. O médico, no entanto, até aquele momento não sabia o que o futuro lhe reservava.
Carlos Alberto Coelho, paulistano do bairro do Tatuapé, formado na Escola Paulista de Medicina, atualmente Universidade Federal do Estado de São Paulo, teve os primeiros contatos práticos com a política, quando passou a assessorar João Carlos Zambom, diretor de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul, que exerceu a função por cerca de 11 anos.
Pouco antes das eleições de 1988, Tortorello tentou convencer Dr. Carlos a candidatar-se a vereador, mas a investida não deu certo.
“Não tenho o perfil. Não quero e não gosto, prefiro atuar em uma área mais administrativa”, disse o médico, que ouviu do juiz: “eu aceito, desde que me arrume dois médicos para ganharem essas eleições”. Os escolhidos: Paulo Pinheiro e Ângelo Pavin.
Com Tortorello eleito, Dr. Carlos Coelho assumiu a Diretoria da Saúde e por lá permaneceu, até ser substituído por José Auricchio Júnior, nome escolhido para ser o sucessor de Tortorello no Palácio da Cerâmica. “Trabalhamos para a candidatura dele (Auricchio). Ele venceu. Um nome que vingou e foi bem. Muitos acreditavam ser difícil superar Tortotello, mas o Auricchio conseguiu, é competente e capaz. Não é à toa que foi eleito pela quarta vez”.
Com especialização em Administração Hospitalar, Medicina do Trabalho, Ozonioterapia, Medicina Ortomolecular e Administração Público-Privada, título pela USCS, Carlos Alberto Coelho diz: “São Caetano tem evoluído muito, na Saúde e na Educação, principalmente nas últimas gestões do Auricchio. Trabalhei com muitos prefeitos, Braido, Tortorello, Auricchio e Pinheiro, todos, cada uma na sua maneira, conduziram São Caetano para o progresso”.
Com experiência na saúde suplementar, ou seja, na rede particular, Dr. Carlos, além de ter consultório próprio em São Caetano, criou e coordena até hoje o setor de Medicina Ocupacional de uma operadora de Saúde. Com sua aposentadoria compulsória do setor público, Dr. Carlos, aposentado em 16 de abril, recebeu convite de Regina Maura Zetone, secretária municipal de Saúde, para coordenar o setor voltado ao atendimento médico das mulheres.