Uma das mais importantes ações da área da Saúde do Grande ABC está prestes a completar 3 anos de funcionamento. Inaugurada em outubro de 2019, a Farmácia de Alto Custo de São Caetano do Sul já contabiliza mais de 305 mil atendimentos, com 7,3 milhões de medicamentos distribuídos.
A instalação da unidade foi articulada pelo deputado estadual Thiago Auricchio (PL) e contemplou não somente os moradores sul- caetanenses, mas, também, de toda a região. “Os números mostram que, de fato, a Farmácia de Alto Custo era uma necessidade para o ABC”, comenta Thiago. “Trouxe mais rapidez para pacientes que, até então, precisavam ficar horas na espera do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André”.
Para o prefeito Auricchio, a conquista do deputado soma-se a uma série de inovações na área da Saúde realizadas pela Prefeitura. “O trabalho do Thiago na Assembleia Legislativa tem contribuído imensamente com o aprimoramento da rede de serviços que disponibilizamos na cidade. Além da Farmácia, ele foi interlocutor para a liberação de recursos para o novo Atende Fácil Saúde e destinou verbas para os complexos de Clínicas e da Pessoa com Deficiência”, pontua o chefe do Executivo Municipal.
“Sempre que preciso ir até a Farmácia de Alto Custo sou muito bem atendido, com rapidez e atenção”, avalia Luiz Carlos Vergílio, de 67 anos, morador do Bairro Santa Paula. “Retiro medicamentos para a minha esposa e só posso agradecer pela praticidade que nos foi propocionada”.
Maria Helena Gomes Dantas, de 74 anos, moradora do Bairro São José, reforça que “foi um ganho para São Caetano e para os pacientes que, agora, não precisam se deslocar para outras cidades”. Em 2019, no primeiro ano de mandato, Thiago Auricchio já enviou emenda de R$ 250 mil para viabilizar a compra de remédios que não integravam a Relação Municipal de Medicamentos (Remume), como antiasmáticos, anticoagulantes, anti-hipertensivos e antidepressivos.
A Farmácia de Alto Custo está localizada no primeiro andar do Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Os pacientes também podem realizar a retirada dos medicamentos pelo app disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Remédio Agora.