Saúde realiza 578 atendimentos durante ações do Governo em Movimento no Bairro Nova Gerty

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, realizou durante as ações do Governo em Movimento, no Bairro Nova Gerty, 578 atendimentos em especialidades médicas, no Policlínico Gentil Rstom e nas unidades móveis de oftalmologia, odontologia e clínica geral, que atenderam em livre demanda em diferentes pontos do bairro. No sábado, houve também um espaço de atendimento para os pets, com vacinação antirrábica para cães e gatos, cadastro para RG Animal e castrações.

No Policlínico Gentil Rstom foram realizados agendamentos para as especialidades com maior demanda: urologia, hematologia, ortopedia, cardiologia, reumatologia, pneumologia e odontologia. Foram 216 atendimentos na quinta-feira e no sábado, parte deles realizados por telemedicina. “Também oferecemos consultas e triagens em livre demanda para oftalmologia, odontologia e clínica geral. Atendemos 157 pacientes em dois dias de ação”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

No Policlínico Gentil Rstom ficaram concentradas as consultas agendadas nas especialidades que tinham maiores demandas. Os 171 atendimentos foram realizados presencialmente e outros 45, por telemedicina. A equipe de odontologia realizou 32 triagens para prótese e ortodontia. “Já tinha procurado a UBS porque percebemos que minha filha possivelmente precisaria de aparelho. Na semana passada recebemos a notícia de que ela faria a triagem. A dentista confirmou que ela precisará de aparelho ortodôntico e nos solicitou toda a documentação. Foi tudo muito rápido e organizado, gostei muito do atendimento”, explicou Antonio Eromilson Soares Matos, pai de Ketelin Tauani, 12 anos.

Ao sair da consulta, os moradores eram encaminhados para equipe da Central de Agendamento, que estava na unidade para auxiliar nas marcações de consultas e exames. Os atendimentos do dia geraram 846 exames e 213 novas consultas. “Conseguimos agendar mais de 50% dos exames e consultas e os demais estão sendo feitos pela equipe e serão comunicados aos moradores nos próximos dias”, informou a secretária de Saúde.

SAÚDE ANIMAL
Os pets também tiveram uma tenda de atendimento exclusivo. Foram aplicadas 88 vacinas antirrábicas, sendo 80 para cães e 8 para gatos, 75 RGs Animal emitidos, 10 inscrições para castração. “Poder descentralizar o serviço foi muito importante; muitas pessoas têm dificuldade em transportar os pets até um local específico. Tivemos uma excelente adesão nas vacinações e na emissão de RGs para os pets, ampliando o acesso aos serviços de saúde e bem-estar animal”, afirmou a subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa.

Maria do Socorro Bezerra da Silva aproveitou o sábado para levar Aycha, de 8 anos, para se vacinar e fazer o documento. “Nós sabemos que tem vacinação todo mês no CCZ, mas fica mais difícil ir até lá. Foi uma ótima ideia trazer a vacinação para nosso bairro.”

A moradora Cleuza Maria Lisboa Almeida Silva, tutora do pit bull Tyler, também aprovou o serviço no bairro. “Levei minha filha ao dentista, vi que estava vacinando e deu tempo para pegar meu cachorro e voltar. Também aproveitei para fazer o documento (RG Animal). Eu já tinha lido sobre o RG e a plaquinha e achei muito interessante. Embora ele nunca tenha fugido, achei a iniciativa ótima”, destacou.

Gisele Lopes (MTb – 29.334)
6/3/2023

Fotos: Divulgação/ PMSCS