São Caetano mais segura: roubo de veículos tem queda de 70,8%

Os índices de criminalidade em São Caetano continuam em queda acentuada, como mostraram os dados divulgados no dia 27/2 pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado). Os dados, referentes ao mês de janeiro de 2023 em comparação com o mesmo mês em 2022, mostram, por exemplo, que o índice de roubo de veículos teve queda de 70,8%: 24 em 2022 e sete em 2023.

Outros índices de criminalidade também tiveram queda na comparação. Em 2022, São Caetano teve oito estupros contra três em 2023 (-62%), enquanto roubo geral caiu de 99 (2022) para 44 (2023), com queda de 55,6%. Assim como o índice de roubo de veículos, furto de veículos também teve queda, passando de 44 (2022) para 38 (2023), com menos 13,8%.

“Estes índices só comprovam a eficiência da integração das Forças de Segurança da cidade, representadas pelas Polícias Militar e Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal). A queda da criminalidade em São Caetano tem ligação direta com a junção de tecnologia, segurança preventiva e ostensiva”, enalteceu o secretário de Segurança Lourival dos Santos Silva.

Segundo ele, o monitoramento por câmeras na central de monitoramento, que conta com cerca de 400 equipamentos espalhados pela cidade, é outro motivo que leva ao sucesso da política de segurança do município. “As câmeras são instaladas de acordo com critérios técnicos, amplamente estudados pelas equipes”, diz Lourival.

A estratégia de policiamento ostensivo foi citada pelo comandante da GCM, Douglas Bispo dos Santos. “É tudo muito estudado, para um uso racional das viaturas de todas as forças de segurança do município”, disse o comandante.

Para o secretário, nunca na história São Caetano viveu um momento de sinergia entre as polícias e a municipalidade como hoje. “É histórico e dá resultados. Os números confirmam”, disse.